Palermo, Sciacca e Monreale

A tag foi uma das intervenções registradas em Palermo

Tag:uma das intervenções registradas em Palermo

No próximo mês completará dois anos que viajei para cidade de Sciacca, na Sicilia, participando da comitiva de intercâmbio cultural do ICBIE, desta vez, organizada pelo jornalista e correspondente do jornal Italia News, Salvatore Dimino, mais conhecido como Mino. A viagem coincidiu com os festejos fora de época do 110º Carnevale di Sciacca, il piú antico in Sicilia, il piú allegro d’Italia (110º Carnaval de Sciacca, o mais antigo da Sicilia, o mais alegre da Itália).

Igreja da Santa Cruz, Palermo (Church of the Holy Cross Anglican Communion)

Igreja da Santa Cruz, Palermo (Church of the Holy Cross Anglican Communion)

A cidade de Palermo foi o nosso ponto de encontro com a comitiva de Sciacca. Durante o tempo de permanência (uma tarde e uma parte da manhã do dia seguinte), aproveitei como das vezes anteriores para caminhar pelos arredores, garimpar intervenções urbanas e conhecer o local onde ficamos hospedados.

Jardineiras dão um toque de beleza nas fachadas de prédios

Jardineiras dão um toque de beleza nas fachadas de prédios

 

Antiga muralha em Palermo: preservação do patrimônio

Antiga muralha em Palermo: preservação do patrimônio

No final da manhã, embarcamos numa van com destino a Sciacca, uma cidade turística e termal, também conhecida por seu Carnaval e, também pela pesca. (Denuncie abusos. Direitos reservados. Fotos: byJFParanaguá e Salvatore Dimino).

 

“Il giorno 15 di Maggio è arrivata a Sciacca la delegazione di Salvador di Bahia. Dopo l’atterraggio all’aereoporto Falcone-Borsellino di Palermo, si è trasferita a Sciacca, percorrendo le coline siciliane che in questo periodo sono verdi e piene di fiori creando um paesaggio davvero incantevole. La delegazione era rappresentata dall’ Assessore all’ Educazione, Cultura, Sport e Tempo Libero, Professore Carlos Soares Ribeiro e consorte, dall’ addetto stampa Francisco Paranaguà, dal Professore Pietro Gallina, Presidente do dell’ ICBIE e da due giovani artiste del progetto “Salvador Graffite”, Monica e Katia”). Na tradução em português (“O dia 15 Maio é a chegada em Sciacca da delegação de Salvador da Bahia. Após o desembarque no aeroporto Falcone-Borsellino aeroporto, foi trnasferida para Sciacca, percorrendo as colinas que neste período estão verdes e cheias de flores, criando uma paisagem verdadeiramente encantadora.

Vista parcial da colina

Vista parcial da colina siciliana

A delegação era representada pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Ribeiro Soares e sua esposa, do relações públicas e fotógrafo Francisco Paranaguá, do professor Pietro Gallina, presidente do ICBIE e das duas jovens artistas do Projeto Salvador Grafite, Mônica e Kátia”). O texto em questão é de autoria de Mino, pinçado da matéria sob o título “Sciacca, Salvador: consolidanno Il gemellaggio” (Sciacca, Salvador: consolidam a parceria), publicada no jornal Italia News, edição número 6, um mês depois da viagem.

(C) Vitor Bono, prefeito de Sciacca na época, com a comitiva de Salvador

(E) André, Adriana, Carlos Soares, Vito Bono, prefeito de Sciacca, Gallina, Mônica, Kátia e Mino

 

Este blogueiro e o assessor de Imprensa da Prefeitura de Sciacca, Raimondo Moncada

Este blogueiro e o assessor de Imprensa da Prefeitura de Sciacca, Raimondo Moncada

 

O belíssimo cenário da faixa litorânea banhada pelo Mar Mediterrâneo

O belíssimo cenário da faixa litorânea banhada pelo Mar Mediterrâneo

Além do que Mino escreveu outros atrativos paisagísticos chamaram a nossa atenção no percurso até a cidade. Destaco, por exemplo, o belíssimo cenário da vista panorâmica das construções antigas e novas, do porto, além da faixa litorânea banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Tags e bomb em ruas de pouco movimento

Intervenções em ruas de pouco movimento

Sciacca é um nome derivado da palavra árabe “SYAC” que significa “bagno” (banho), explicável pela presença do fenômeno termal. A cidade fundada no século VII a. C. está localizado sobre o mar, na costa sudoeste da Sicília, entre os sítios arqueológicos de grande Agrigento, Selinunte, Segesta e Minoa Eraclea. Tem um rico centro histórico, com igrejas e monumentos, considerado um patrimônio histórico-artístico monumental e hidrotermal mais valioso e famoso desde o final dos tempos da antiga Grécia.

Vista da Terme no Monte Kronio

Bela visão da terme no Monte Kronio clicada do Jacarandá B&B (Bed and Breakfast)

Mino preparou uma extensa programação para os três dias que permanecemos em Sciacca. Visitamos a Terme no Monte Kronio, que fica a uma altura de aproximadamente 390 m.

A belissíma vista contemplada do belvedere da terme

Panorâmica parcial da cidade e dos portos com...

 

Panorâmica do porto: dezenas de embarcações da frota pesqueira de Sciacca

...dezenas de embarcações da frota pesqueira a partir do belvedere do Monte Kronio

Do belvedere pude contemplar o fascinante visual da cidade debruçando-se sobre o mar, o porto velho e novo. No interior das “Grutte vaporose” (Grutas vaporosas) do vulcão St. Calogero, experimentei a sensação das emanações do vapor terapêutico da atmosfera saturada da água que atinge uma temperatura de 40 graus.

 Castello Incantato estão em exposição centenas de cabeças esculpidas em pedra espalhadas no campo.

Castello Incantato: legado das obras de arte de Filippo Bentivegna

 

... esculpidas em pedra e rochas e...

No detalhe, este blogueiro entre as esculturas

 

...pinturas no interior da casa onde morou o escultor

Pinturas no interior da casa onde morou o artista

Visitamos o “Castello Incantato” (Castelo Encantando), que fica localizado na montanha, a dois quilômetros a leste da cidade. No local, existem centenas de cabeças esculpidas em pedra espalhadas no campo. São cabeças de várias formas e tamanhos criadas em meados do século XX, além de pinturas no interior da casa onde morou o escultor autodidata Filippo Bentivegna (WWW.castelloincantato.net)

Construção do período medieval

Construção do período medieval

A cidade tem a maior concentração de edifícios monumentais, sagrado e secular, com uma riqueza de grande interesse em todas as áreas de bem cultural. O rico acervo em grande parte do patrimônio histórico e artístico é do século XVI.

Detalhe do interior de uma prédio do século XVI

Detalhe do interior de um prédio do século XVI

 

Igreja de Santa Margherita

Igreja de Santa Margherita

 

Interior da igreja de Santa Margherita

Interior da igreja de Santa Margherita

 
Muitos monumentos medievais e barrocos, como a Igreja di S. Maria dell’AItria (1776), Igreja de San Michele (sec. XVII); Palazzo Amato (sec. XIII); Torre Campanaria (1550); Steripinto, construção espanhola (sec. XV), com cantaria original; Igreja Santa Margherita; o prédio reformado da “Le Terme”, constituído de aquedutos de inumeráveis efeitos terapêuticos, dentre outros de inestimável valor histórico. 
 
Fachada do Le Terme

Fachada do Le Terme

 
Além desses pontos de visitação, os turistas também são atraidos pela herança de tradições e eventos religiosos. O Carnaval, por exemplo, faz da cidade um dos objetivos de maior interesse para os visitantes.
 
Carros alegóricos: uma tradição preservada por mais de cem anos

Carros alegóricos: uma tradição preservada por mais de cem anos

 

Peppe Nappa: O rei do Carnaval

Peppi Nappa: O rei do Carnaval

 
A origem do Carnaval de Sciacca, data do início dos anos 1900. O evento tem um envolvimento participativo total da cidade que se prepara para realização com vários meses de antecedência. A 110 edição começou numa quinta-feira à noite com a entrega simbólica das chaves da cidade ao rei do Carnaval “Peppi Nappa”. É como o Carnaval daqui: começa na quinta e termina na terça-feira de madrugada.
 
Grupos com trajes coloridos

Desfile de grupos com trajes coloridos...

 

...desfile infantil...

...desfile infantil...

 

...fantasias de diferentes estilos...

...fantasias de diferentes estilos...

 

...foliões mascarados...

...foliões mascarados...

 

...no clima da festa

...no clima da festa

O Carnaval de Sciacca é uma festa contagiosa. Tudo é permitido, sem barreiras. É como se eu estivesse revivendo os antigos Carnavais de Salvador. É possivel caminhar tranquilamente entre turistas e foliões com máscaras e fantasias de diferentes estilos, envolver-se na alegria e sentir o calor do povo. 

 

Carros alegóricos: decoração com diferentes homenagens

Carros alegóricos: decoração com diferentes homenagens

 

Grupo brasileiro "Fala Brasil"

Grupo brasileiro "Fala Brasil"

 

Grupo de sambistas do "Fala Brasil"

Sambistas do "Fala Brasil"

 

O desfile dos carros alegóricos puxados por tratores é a atração principal. Uma multidão acompanha os carros cada um com uma decoração mais criativa do que o outro.

 

Barracas com diversos tipos de artigos

Barracas com diversos tipos de artigos

 

Churrasquinho de carne e outros petiscos

Churrasquinho de carne e outros petiscos

 

Encontrei várias barraquinhas de comida com o tradicional churrasquinho, camelôs vendendo diversos artigos, como: óculos, bonés e uma variedade de adereços.

A despedida do Carnaval segue uma tradição antiga com muita alegria e emoção. Tudo termina na madrugada da quarta-feira ao som de cânticos e assobios.

 

A queima do carro alegórico Peppi Nappa...

A queima do carro alegórico Peppi Nappa...

 

...é o ápice da despedida...

...é o início da despedida...

 

...do Carnaval; no final o belíssimo...

...do Carnaval; no final o belíssimo...

 

...show pirotécnico

...show pirotécnico

 

Foliões, turistas e autoridades se reúnem na praça para acompanharem o carro alegórico do Rei do Carnaval “Peppi Nappa”ser completamente destruído pelo fogo, enquanto fogos de artifícios iluminam o ceú com belíssimos efeitos de cores e efeitos visuais.

 

Vista parcial do interior do museu

Vista parcial do interior do museu

 

À esquerda (parte inferior), telas do artista baiano Menelau 7

À esquerda (parte inferior), telas do artista baiano Menelau 7

 

O museu do Carnaval fica fora da parte antiga da cidade e foi construído para abrigar miniaturas de carros alegóricos, fantasias, máscaras, cartazes, dentre outros. No local encontrei uma exposição de telas (pinturas a óleo) do artista baiano Menelau 7.

 

Torcedores do Inter

Torcedores do Inter de Milão

 

Vale registrar a comemoração na rua dos torcedores do Inter de Milão ao vencer o Roma para tristeza do meu amigo Pietro Gallina. A galera vibrou com muita alegria, música embalados pelo hino do Inter. Destaque para o cãozinho com a camisa do time vencedor.

 

A Catedral "Templo de ouro", em Monreale

A Catedral "Templo de ouro", em Monreale

 

No retorno, Mino nos levou até a cidade de Monreale, próximo a Palermo, para conhecer a catedral considerada o templo de ouro. A fachada da catedral é monumental. Quem entra pela primeira vez fica em êxtase de admiração e espanto ao notar a grande nave central. Acho que o visitante, pois essa foi a minha sensação, fica sem fôlego e impressionado pela grandiosidade e beleza.

 

O interior da catedral impressiona pela harmonia das linhas arquitetônicas e das paredes em mosaicos bizantinos

O interior da catedral impressiona pela harmonia das linhas arquitetônicas e das paredes em mosaicos bizantinos

 

Chama atenção também o equilíbrio de suas proporções e disposição harmoniosa das linhas arquitetônicas,  as paredes em mosaicos bizantinos lindíssimos com uma sobreposição de ouro luminescente e o rico simbolismo deste monumento sagrado, considerado um dos edifícios mais interessantes da Itália.

Deixei para postar no final os closes que fiz do fofíssimo gatinho da proprietária do Jacarandá B&B.

 

Olhar fixo na câmara

Olhar fixo na câmara...

 

...e charme no final

...e o charme no final

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *