Faustino está de volta ao cenário urbano

 

Uma das pérolas mais nova de Faustino

Uma das pérolas mais nova da safra do Faustino

Depois de 28 anos afastado da cena de Salvador, assédio de fãs e cobranças de admiradores querendo o seu retorno, inclusive deste blogueiro, o lendário pichador/grafiteiro Faustino, um personagem que mexia com os baianos, retorna ao cenário baiano com suas tiradas jocosas e frases cheias humor gravadas nos muros da cidade, como nos exemplos da foto acima ou nos idos de 80, com a frase Faustino é um macho latino-americano. No último dia 2, fiquei sabendo do próprio Miguel Cordeiro, autor intelectual do personagem da sua rentrée. (Foto: byJFParanaguá. Direitos reservados. Denuncie abusos).

Essa onda de pichação/grafite em Salvador começou em 1979, no período do movimento de repressão estudantil, final da época de ditadura militar, através de grupos de movimentos anarquistas e estudantes universitários que saiam à noite para manifestar suas insatisfações através de frases de protestos, sátiras e textos jocosos.

“Faustino foi o pioneiro e, pra mim, o mais expressivo personagem que o spray revelou nos muros brancos da velha cidade. Trazia um humor sutil e bulia com as pessoas com tiradas jocosas. Simpático, era totalmente integrado à nossa urbanidade, e nunca ficava despercebido, nem mesmo ao mais desatento, distraído e alheio caminhante ou passageiro das avenidas daqui. (Texto da professosa Cipy Lopes, extraído do blog de Rafael Galvão).”

 

 

2 comments for “Faustino está de volta ao cenário urbano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *